Tomar decisões é essencial no nosso cotidiano, principalmente, no ambiente profissional
Porém, este processo nem sempre é simples e, para piorar, geralmente, exige agilidade e o cumprimento de prazos cada vez mais apertados.
Por isso, a ParaDecision, startup acelerada pela Spin, reuniu especialistas e criou uma solução inovadora de inteligência artificial e outras tecnologias para qualificar a tomada de decisões em diferentes aplicações.
Para uma tomada de decisão assertiva, é necessário avaliar as alternativas disponíveis e, então, fazer uma escolha consciente, afinal, uma decisão errada pode afetar a produtividade do seu negócio.
Com foco em uma tomada de decisão colaborativa, o software possibilita eliminar a subjetividade, pois exprime de verdade o que cada indivíduo da equipe pensa sobre determinado tópico, captando a sua percepção através de números e valores, ao contrário do que acontece em um processo de tomada de decisão em que só existe a conversa. Neste método tradicional de conversa, não há indicadores que representem o que o grupo pensa, mas sim uma disputa entre os personagens em que aqueles que se destacam, seja por postura ou por cargo, influenciam na decisão.
Com o uso do software é possível que cada membro da equipe indique o que acredita ser viável em relação a determinado assunto e a desconfiança apresentada sobre o valor informado, ao mesmo tempo, consegue extrair a contradição entre os diversos personagens envolvidos. Esse processo envolve uma série de cálculos matemáticos que passam despercebidos para os usuários valorizando assim o conhecimento do grupo.
A partir do momento em que a tomada de decisão deixa de ser através de quem fala mais alto, o stress da equipe passa a ser reduzido, pois se valoriza de verdade o que cada indivíduo pensa sobre o que está sendo tratado, sua experiência e a sua expertise no processo de tomada de decisão. Com isso, se perde aquele mal estar pós reuniões em que as pessoas não concordam com o que foi tratado, porém, não tem argumentos para enfrentar o que foi decidido.
Quando se apresentam números que refletem o que de verdade o grupo pensa, esse momento de tensão, discussão e conflito, deixa de existir.
Por fim, o software gera para as empresas economia de tempo e dinheiro, pois, sua utilização pode ser feita a partir de qualquer lugar, ou seja, as pessoas não precisam se deslocar até uma sala para tomar uma decisão.
Então, se economiza em deslocamentos e tempo em debates, além de tomar decisões muito mais assertivas, minimizando perdas e a chance de erros do grupo. 

Contra indicadores claros não se tem argumentos!